Eu já comentei algumas vezes aqui no blog e lá no instagram sobre o começo de um sonho né? Pois bem, esse sonho finalmente se concretizou. Esse mês eu e o Lê recebemos as chaves do nosso apartamento. Sim, o apartamento oficial mesmo, chega de aluguel e de cantinhos adaptados. Agora teremos o apartamento 304 para chamar de nosso! Mas… Como nem tudo são flores (e olha que dá um perrengue danado lidar com obras), a vistoria final do apartamento é a etapa mais importante! Afinal de contas, você precisa deixar a empolgação de lado e prestar atenção nos mínimos detalhes para não deixar passar nada. Então depois da minha experiência, decidi dar algumas dicas para vocês.

O que você precisa prestar atenção antes de ir para a vistoria?

Antes de ir para a vistoria, pegue o contrato e veja o que foi acordado lá para saber o que a construtora deve entregar para você. Além disso, algumas construtoras fornecem um check list com os itens que você deve verificar, mas caso eles não forneçam, nada impede que você mesmo pegue uma lista de itens na internet mesmo. Existem alguns itens que são chave para você verificar na vistoria e aqui vão algumas dicas sobre eles.

O que verificar no apartamento? 

Pintura

Ta aí uma parte mega importante que às vezes passa despercebido. A gente sabe que tinta faz uma lambança né? Então é bom você ficar de olho nas portas, no piso, na parede para ver se não tem aqueles respingos de tinta indesejados. Uma dica muito boa que eu vi na internet é levar um espelhinho para poder olhar em cima e embaixo das portas, para ver se todas estão pintadas. Próximo dos espelhos das tomadas, perto das maçanetas, tudo isso tem que ser olhado com muita atenção viu?

Portas

Na hora de “testar” as portas, vale abrir e fechar para ver se não fazem um barulho estranho e também para ver se todas as fechaduras estão funcionando perfeitamente. E aí vale ficar de olho nas frestas e cuidar para que a porta não fique “enroscando”.

Revestimento Cerâmico

É lindo ver aquele piso maravilhoso todo instalado né? Mas é preciso observar todos os cantinhos para ver se durante a colocação não ocorreu nenhum acidente que fez com que quebrasse o piso ou até mesmo alguns lascadinhos. Outro teste que você pode fazer é bater no piso com um cabo de madeira ou até mesmo com um sapato de salto para ver se eles foram bem assentados, se não estão ocos sabe? Fique de olho!

Esquadrias e persianas

Mesmo esquema das portas. Tem que abrir e fechar várias vezes pra ver se estão funcionando perfeitamente, verificar se as janelas estão bem vedadas, tudo nos mííínimos detalhes. Aqui também vale ficar de olho se tem algum vidro riscado, trincado ou quebrado também.

Parte elétrica

A primeira coisa que eu fiz quando cheguei no apartamento foi olhar o disjuntor para verificar se todos os pontos da casa estavam identificados com adesivos porque faz toda a diferença né? Aqui todas as tomadas são 220v, mas se você mora em um lugar que tem 110v e 220v é bom testar todas e inclusive verificar quais são 110v e quais são 220v pra não correr o risco de estragar os eletrodomésticos! No nosso caso, a campainha é por nossa conta, então não teve como testar, mas se a construtura oferecer, é bom verificar se está funcionando direitinho.

E por fim, o mais importante de TUDO, não tenham medo de não “acordar” com tudo na primeira vistoria! É um direito seu ter tudo conforme o que foi acertado no contrato e se você não falar na hora da vistoria, isso vai ficar por sua conta e vale lembrar que é um gasto a mais né? Eu mesmo questionei algumas coisas no dia da vistoria e já resolvemos tudo naquele dia mesmo, mas isso porque eram detalhes pequenos. Se for algo maior como trocar piso, trocar porta, pode ser que você precise fazer outra vistoria daqui um mês ou algumas semanas.

Quem aí já passou por isso também? Comenta aqui pra mim como foi a sua experiência com vistoria pra ajudar outras pessoas também. 🙂 Quem ainda não passou, vale a pena anotar essas dicas porque ajudam muito pra quem tá nessa de comprar o primeiro apartamento da vida. Espero que vocês gostem! Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *